Ao final de um dia corrido, não há sensação que supere a de chegar em casa e ter a chance de relaxar. Com a casa limpa então, a sensação de bem-estar se multiplica, mas eventualmente, percebe-se um acúmulo de sujeira em alguns locais da casa, o que torna necessária uma atenção à limpeza mais detalhada.
Mas como limpar a casa da forma correta? Existe alguma espécie de cronograma que possa ser seguido para tornar esta tarefa mais fácil?
Nós já falamos sobre a importância e demos dicas gerais aqui no blog, mas hoje vamos abordar mais a fundo um plano de limpeza fácil de seguir que vai ajudar você a higienizar e cuidar da sua casa.
Dica de ouro: ouça música. Coloque sua playlist favorita antes de começar a limpeza. A música com certeza tornará as tarefas mais agradáveis.
Comece pelos quartos
– Troque lençóis e fronhas e analise se as cobertas devem ser lavadas. Aspire a poeira do colchão antes de trocar.
– Aproveite o aspirador para retirar a poeira das frestas das esquadrias também, seguido por uma limpeza com pano úmido (pode ser um limpador de uso geral com poder antibacteriano).
– Limpe os vidros por dentro e por fora, não esquecendo de passar um pano seco após esta etapa para não ficar manchado.
– Para retirar o pó de móveis e objetos, alguns médicos recomendam o uso de panos úmidos (de novo, pode ser utilizado um limpador de uso geral com poder antibactericida, mas verifique se o produto não irá manchar ou danificar seus móveis e objetos).
– Para finalizar, limpe o chão. Passe um aspirador para retirar a poeira e finalize com um pano umedecido em água e algum produto desinfetante.
Banheiros merecem atenção especial
– Comece pelo local de banho: limpe os azulejos e o box com uma esponja e detergente (para retirar a gordura que acumula com o passar dos dias).
– Se tiver box, utilize um pano com limpador de vidros e seque bem após a limpeza para evitar manchas no vidro.
– Para o vaso sanitário, utilize esponjas e escovas próprias, que não devem ser utilizadas em outras áreas devido à grande presença de bactérias. Utilize desinfetante, deixando agir conforme as orientações do produto e retire o excesso após este período. Fique atento(a) à produtos “coloridos”, pois dosados de forma errada podem manchar.
– Limpe todos os objetos e armários com um pano úmido. Se preferir, vale a mesma dica para a retirada de pó dos móveis do restante da casa: utilize algum produto de limpeza com bactericidas, se não for causar algum dano aos seus pertences.
– Para a pia, limpe bem a cuba com desinfetante, deixando agir pelo tempo recomendado pelo fabricante e enxaguando em seguida. Para a bancada, tire o pó com algum produto antibactericida.
– Não esqueça dos vidros e espelhos, seguindo sempre a regra de secar após para não manchá-los.
– Finalize limpando e desinfetando o chão.
É a vez da sala
– Como nos quartos, comece limpando as esquadrias e janelas.
– Para retirar o pó de móveis e objetos, alguns médicos recomendam o uso de panos úmidos (de novo, pode ser utilizado um limpador de uso geral com poder antibactericida, mas verifique se o produto não irá manchar ou danificar seus móveis e objetos). Muito cuidado com aparelhos eletrônicos como a TV, que são facilmente danificados por produtos químicos. Neste caso, utilize no máximo panos úmidos em água e seque logo após a limpeza.
– Utilize o aspirador, para retirar a poeira e eventuais sujeiras acumuladas em sofás, almofadas e tapetes.
Dica super importante! Sempre aspirar utilizando a escova acoplada para não danificar o tecido.
– Finalize limpando o chão: aspire a sujeira e a poeira e passe um pano umedecido em água e produto desinfetante.
Por fim, a cozinha!
– Comece lavando a louça suja, secando e guardando-a nos locais adequados.
– Limpe as esquadrias e janelas seguindo as dicas acima.
– Limpe os eletrodomésticos: fogão, forno, micro-ondas, geladeira, etc. O mais indicado é utilizar produtos desinfetantes para a descontaminação que não sejam inflamáveis e que não agridem a superfícies.
– Passe um pano úmido com um pouco de detergente neutro nos armários para retirar a gordura. Se necessário, enxágue o pano e retire o excesso de produto.
– Finalize com o chão: retire o excesso de sujeira com um aspirador e esfregue o chão em seguida, finalizando com um pano úmido para retirar o excesso de produto.
Dicas extras, porém, essenciais:
– Separe previamente o que for utilizar para a limpeza e deixe à mão. Isso vai facilitar bastante sua locomoção e agilizar o serviço.
– Busque produtos que sejam adequados às variadas superfícies da sua casa.
– Ao terminar a limpeza, é de vital importância que todos os utensílios utilizados sejam devidamente higienizados.
– Sempre que possível, deixe sua casa arejada e torne parte de sua rotina os hábitos de organização.
– Não esqueça de usar luvas e máscaras (caso for utilizar algum produto forte). Proteção individual é importante, sempre!